sexta-feira, 10 de maio de 2013

Da Ineficácia do Sistema Punitivo do Inferno



O Inferno está superlotado e tem graves problemas de infra-estrutura: está superaquecido, há rachaduras e infiltrações de lava por toda parte, e o cheiro de enxofre tornou-se praticamente insuportável. A quantidade de almas por fosso está muito acima da capacidade operacional. Há um grave déficit de recursos diabólicos: os demônios estão trabalhando em condições estressantes e sem material adequado. Não há tridentes o suficiente para espetar a atual demanda de condenados – que aumentou significativamente desde a revolução sexual da década de 1960. A garra-de-obra dos carcereiros e torturadores é mal preparada e mal remunerada. Como resultado, há negligência administrativa, o que tornou possível que as almas dos condenados se organizassem em facções criminosas que articulam o tráfico de bens de consumo de outras dimensões. O PCC – facção dos Padres Comedores de Criancinhas – já dominou sete dos nove Malebolges, segundo o último relatório dos Médiuns Sem Fronteiras. Isso para não falar das fugas em massas que se registraram em alguns dos fossos mais superlotados. Há quem acredite que, com o atraso do Apocalipse - que deveria ter acontecido em 2012 - o sistema carcerário do Inferno entrará em colapso.
A atual superlotação do Averno é apenas uma das muitas manifestações de um problema de base, quer dizer, a irracionalidade do Sistema Punitivo Universal (SPU). Instituído no primeiro manvantara para assegurar os princípios da justiça retributiva cósmica, o SPU teve o mérito de conciliar estímulos positivos – a possibilidade de ir para o Paraíso – com as sanções propriamente infernais. Porém, no plano dos fatos a promessa de salvação revelou-se ilusória – a não ser para um privilegiado grupo de falecidos antes da puberdade – e do um ponto de vista de uma administração cósmica minimamente racional, o sistema tem se mostrado perfeitamente ineficaz.
            Mesmo se analisarmos o problema a partir de uma ótica retributiva – tão característica do discurso de intelectuais teocêntricos e paraisocêntricos – o SPU se revela como uma estrutura burocrática incapaz de implementar seus objetivos mais elementares. O fato de se atribuir uma mesma pena – a danação eterna – para uma amplíssima gama de pecadores, distorce os incentivos dos atores e subverte a lógica da virtude. Tratar um tirano com o mesmo rigor que um intelectual marxista, por exemplo, representa uma inversão completa da idéia de meritocracia. Além disso, a inexistência de dosimetria no momento da danação faz com que pequenos pecadores – como cangaceiros e campeões de vale tudo – permitam-se pecados cada vez maiores, como os que são típicos entre os ativistas de direitos humanos. Este fato, associado à característica do SPU de condenar uma amplíssima gama de condutas corriqueiras, porém consideradas nocivas – como a mera manifestação do desejo de comer as primas ou a mulher do próximo – gera um círculo vicioso em que esculhambação leva à esculhambação.
            O problema, todavia, torna-se tão mais grave quando o analisamos a partir de uma ótica ressocializadora – mais em sintonia com o Direito Penal Cósmico da Era de Aquarius. Como se sabe, as almas condenadas não tornam a encarnar, e em princípio elas deveriam padecer de sofrimentos indescritíveis ad infinitum, até que o Tempo dobrasse sobre si mesmo e os suplícios recomeçassem. Ora, é flagrante que um tal arranjo não tem a menor preocupação de reintegrar o condenado à Ordem Universal das Coisas, sendo, na verdade, pouco mais do que a manifestação de uma Vingança Cósmica sanguinária e hostil ao livre-arbítrio. Como resultado, o Inferno tornou-se célebre por difundir maus hábitos e conhecimentos criminógenos entre sua população, o que muitas vezes gera péssimos spillovers para a Terra através de sessões espíritas e jogos de ouija.
A grande verdade é que o Inferno e o SPU caíram em descrédito no imaginário moderno. Como demonstram os sociólogos da danação, o homem peca sobretudo por imitação. Durante a Idade Média, quando os padrões morais e metafísicos eram muito mais estritos, poucos, com a notória exceção dos sacerdotes católicos, se arriscavam a pecar abertamente. Nos dias de hoje, por sua vez, o indivíduo médio observa seus vizinhos pecando e pensa consigo mesmo: “Ora, se Sicrano e Beltrano estão fazendo isso, então eu também vou fazer!”. E mesmo quando algum sacerdote lhe fala dos riscos dos tormentos infernais, ele se limita a retrucar: “Se Fulano também vai para o Inferno, nem me incomodo tanto de ir também”. Como resultado, assistimos hodiernamente a uma pandemia de pecados nefandos, tais como o adultério, a pedofilia e o relativismo metodológico nas ciências sociais.
Da forma como está atualmente organizado, o SPU é favorável apenas às elites exclusivistas do Paraíso. Ao direcionar um enorme contingente de almas para a Periferia dos Cosmos, este arranjo permite que as regiões centrais do Universo mantenham seus altos Índices de Desenvolvimento Angelical. Encasteladas em condomínios fechados e dirigindo carruagens douradas puxadas por corcéis de fogo, a elite dos serafins, querubins e mulheres frígidas gozam de uma série de privilégios que estão muito além do alcance da grande totalidade dos mortais – possuidores que são de uma passagem só de ida para o grande Fosso das Dimensões. Segundo as estatísticas do Banco Universal, o PIB do Paraíso é quase duzentas vezes maior do que o Inferno, enquanto que a população deste é cinqüenta milhões de vezes maior. Se fôssemos aplicar o índice de Gini ao Universo como um todo, seríamos obrigados a reconhecer que vivemos num Cosmos profundamente desigual.
Há grave déficit de recursos diabólicos.
Se quisermos viver numa totalidade verdadeiramente justa, a ineficácia do Sistema Punitivo do Inferno precisa ser trazida à tona nos debates civis e angelicais. Ainda que Leibniz tenha anunciado que vivemos no melhor dos mundos possíveis, é preciso reconhecer que algumas singelas reformas podem contribuir para aprimorar o desempenho das instituições cósmicas, e tornar nossa realidade mais próxima de um ideal igualitário de Universo, em que anjos, diabos e mortais desempenham seus papéis sem se ressentirem da dotação relativa de recursos.

7 comentários:

  1. Duds, como faço pra seguir teu blog? *lesada*

    Btw, vou compartilhar esse texto no facebook, porque o mundo precisa lê-lo! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na barra lateral eu coloquei uma opção "Seguidores". Você não tá conseguindo acessar?

      Excluir
    2. Usando outro e-mail, eu consegui virar seguidor através do próprio site do Blogger. Vc tem conta lá, né? É asó acessar e adicionar a página do blog.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu! Tenho pencas de material já pronto, então acho que dá para manter alguma regularidade nas publicações.

      Excluir
  3. Texto bem interessante, sob vários aspectos. Para se repensar alguns problemas sociais de nosso mundo material e para repensar conceitos tradicionais das religiões institucionalizadas.

    ResponderExcluir